quinta-feira, 16 de julho de 2015

PELE

Avaliar uma ferida, saber em qual estagio ela se encontra  no caso das ulceras por pressão, avaliar de forma holística o portador de feridas, observar as condições globais assim como muitas das casracteristicas das feridas, para tanto é necessário visão clínica onde o conhecimento das bases biológicas da pele é primordial.

A PELE

É dividida em duas camadas distintas, a epiderme e a derme, firmemente unidas
entre si.
A epiderme é a camada mais externa, É um epitélio estratificado composto de queratinócitos e formado por quatro camadas celulares distintas.

CAMADA GERMINATIVA.

Trata-se da camada mais profunda da epiderme, Formada por dois tipos de celulas: as células basais e os melanócitos.

As células basais apresentam uma conficuração cilíndrica e encontram-se unidas entre si por pontes intercelulares denominadas desmossomas, estruturas de adesão que dão suporte ao apitélio. estas células possuem intensa atividade miótica, o que caracteriza a camada germinativa, que dá origem às outras camadas da epiterme.

Os melanócitos, constituem-se as produtoras da melaninam que protege a pele das radiações ultravioleta do sol.

CAMADA ESPINHOSA OU MALPIGHIANA

É formada por celulas espinhosas, de configuração poliédricas, que vão se achatando progressivamente em direção à superficie. Os dessmosomas tambem são as estruturas responsáveis pela adesão celulasr.

CAMADA GRANULOSA

É constituida por células granulosas, que se caracterizam pela presença de uma grande squantidade de grânulos de queratoialina, que expresssam a queratinização da epiderme.

CAMADA CÓRNEA

É formada por células epidermicas, constituidas de queratina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário